Dicas
de Decoração

As dicas de decoração e design de interiores abrem um campo enorme para estimular as pessoas a transformarem seus ambientes. Hoje em dia existem inúmeras ideias que podem ser implementadas.
#FICADICA
REVESTIMENTOS
Os revestimentos podem ser um grande problema para as pessoas quando não há o conhecimento necessário dos materiais existentes e as técnicas de instalação. Daí a necessidade de consultar um designer de interiores para orientar na escolha das melhores opções.
Atualmente, há uma infinidade de revestimentos, sendo uma tendência a utilização dos pisos e mantas vinílicas. São materiais leves com grande variedade de texturas e cores.
A instalação desse tipo de piso é limpa e rápida.

Preparação da Superfície
Para instalar um piso ou manta vinílica é preciso, primeiramente, se fazer uma boa análise da superfície onde ele será aplicado. Esta análise é fundamental, pois uma má avaliação pode levar ao fracasso. Ver a natureza da superfície é igualmente importante: é um piso cerâmico? É um contrapiso de concreto? É feito de placa cimentícia? É piso elevado? São algumas das perguntas que devem ser respondidas .

O quarto ponto é o nivelamento da superfície, que deve estar sem protuberâncias ou depressões. Um contrapiso desnivelado que não sofra nenhuma correção, cria a possibilidade de “fotografar” depressões ou elevações que ficarão visíveis no piso novo. Se necessário, pode-se aplicar uma argamassa autonivelante. É um procedimento fácil de aplicação, no qual se utiliza a argamassa líquida, de secagem rápida e é aplicada com o auxílio de um rodo dentado, permitindo o tráfego leve após algumas horas da aplicação possibilitando a preparação para a instalação do novo piso.
Às vezes, apenas algumas demãos de argamassa de preparação e lixar a superfície bastam para resolver pequenas imperfeições.
O segundo ponto é o coeficiente de umidade da superfície. Na maioria das vezes é possível verificar visualmente, mas o ideal é usar aparelhos para realizar essa medição. Contrapisos mal curados poderão trazer problemas futuros como o levantamento das réguas ou elevações na manta ou mesmo descolamento total ou parcial.
O terceiro ponto importante é verificar a capacidade da superfície em aderência do novo piso. Caso não tenha as especificações necessárias, como em pisos cerâmicos, será necessário usar produtos para alterar as características da superfície. No mercado há uma infinidade de Primers que tornam a superfície mais aderente.

Após a preparação da superfície, é recomendado deixar o piso no local de instalação por pelo menos um dia, visando a aclimatação do material. Sempre é bom conferir se todo o piso é do mesmo lote para evitar surpresas de mudança indesejável de coloração.
Uma vez cumpridas todas essas etapas, segue-se uma série de procedimentos para dar início à instalação.